Depressão ou tristeza?Saiba identificar - Desencaixotando a vida

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Depressão ou tristeza?Saiba identificar



Quem nunca ouviu alguém dizer: "Hoje estou deprê!" ou "Eu fiquei deprê por causa da nota da prova".


A "deprê" ou melhor a palavra depressão está associada a tristeza,certo?Mas muitas pessoas associam a depressão apenas ao sentimento de tristeza.Ou até mesmo quem está triste por um período,acredita que está vivenciando uma depressão


Quando é só tristeza?

A vida é cheia de altos e baixos, nem sempre as coisas saem da forma como esperávamos, em alguns momentos temos que enfrentar diferentes experiências desagradáveis.

A tristeza é algo comum para todas as pessoas, funciona como uma resposta natural às insatisfações internas e externas. Perda de algo ou alguém, separação, frustração, desemprego, lembranças do passado e tantos outros estímulos que podem causar tristeza nas pessoas.

Há dores nessa vida que parecem que nunca acabarão, quando essas dores passam, as pessoas percebem que as tristezas se configuraram como respostas as mudanças indesejáveis. Com isso quero dizer, que a tristeza é um sentimento pesaroso, angustiante, doloroso que por hora parece interminável, mas desaparece naturalmente com o tempo.

Quando é depressão?

Os profissionais de saúde mental utilizam um manual para ajudar no diagnóstico dos seus pacientes.O manual é chamado de Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais(Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) que segue os critérios de classificação da Associação Americana de Psiquiatria(American Psychiatric Association).

Existem algumas revisões desse manual desde que foi publicado. Eu encontrei DSM-IV, que define a depressão clinicamente como um transtorno de humor chamado de Transtorno Depressivo Maior.

O transtorno depressivo maior é caracterizado por um ou mais episódios depressivos com duração de pelo menos duas semanas, sempre associado à 4 outros sintomas. Ou seja, além da tristeza profunda estão associados outros comportamentos do humor deprimido. Segundo o manual a depressão pode se associar à outras condições como a ansiedade.

A depressão pode ser motivada por um acontecimento específico ou surge sem nenhuma explicação. Os sinais da depressão não são apenas tristeza e choro.A depressão inclui também:


-Perda do prazer nas atividades consideradas antes como prazerosas;
-Dificuldade de dormir ou sono excessivo;
-Mudança no apetite(Come de mais ou come de menos);
-Diminuição de energia;
-Autopunição;
-Desesperança;
-Solidão;
-Irritabilidade em alguns casos;
-Baixo convívio social.


As pessoas com depressão não ficam todos os dias mal,mas sempre carregam dentro de si uma sensação de desesperança.A depressão afeta a rotina das pessoas,mesmo que elas levantem da cama,por exemplo,não significa que realizarão as tarefas costumeiras da mesma forma que antes.

A depressão pode variar de quadros mais leves,moderados ou severos.Muitos acreditam que um depressivo fica com a cara fechada o tempo inteiro,surgem os sorrisos,mas por dentro existe uma dor,uma tristeza muitas vezes sem causa aparente.São  os "sorrisos de ferrugem" cantado na música Há tempos do Legião Urbana.

depressão tem tratamentos que incluem medicamentos,psicoterapia,mudança de hábitos na alimentação,atividades de lazer e sport.


Deixe seu comentário.

-------------------------------------------------------------------------------------
6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Olá!
    Realmente amei seu post diferenciando a tristeza da depressão.é muito comum hoje as pessoas falarem que estão depre,mas só estão passando por algo delicado e confuso.
    Já a depressão o buraco é mais embaixo é além de uma tristeza é algo que envolve uma situação e um estado.
    Parabéns pelo post!
    Foi excelente.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Precisamos ter cuidado para não acabar banalizando o real significado de depressão né? E entendo que muita gente não conheça a diferença. Muito útil o post para ficarmos atento a quem amamos e queremos bem! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente fantástica a sua abordagem, este é um tema que necessita ser debatido sempre. Para que possamos ajudar as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, infelizmente muitas pessoas acham que depressão é frescura, mas não entendem o que as pessoas estão passando, quando a pessoa chega no ponto de tirar a sua própria vida não é frescura.

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso eu amei! sofro de ansiedade e as vezes é bem complicado as pessoas entenderem :(

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad