Hamburgo é uma das principais cidades portuárias da Alemanha. Banhada por alguns rios como o Elba e o Alster , a cidade é um Importante centro comercial da Europa, sendo localizada na região norte da Alemanha a cerca de 300Km de Berlim.
O nome oficial de Hamburgo é Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo, este nome tem relação com a Liga Hanseática entre regiões mercantis da Alemanha ou sob influência alemã entre os períodos da Idade Média e Moderna.
Já o nome Hamburgo tem a ver com antigo povoado que havia na região chamado de Hamm, esse povoado foi conquistado pelo Imperador Carlos Magno para disseminação da fé cristã. Para proteger a região Carlos Magno em 810 d.C edificou um castelo (burg, em alemão). Daí o nome da cidade ser a combinação de Hamm + burg, Hammaburg ou Hamburg.Em 1842 1/4 da cidade foi destruída por um incêndio que durou 4 dias. Segundo relatos Hamburgo levou 40 anos para ser reconstruída. Ainda assim, durante o período da Segunda Guerra Mundial a cidade foi parcialmente destruída e perdeu mais um pouco da sua arquitetura.
(a) Hamburgo destruída por um incêndio em 1842, ilustração do The London Illustrated News 11 maio de 1842 (b) Hamburgo bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. |
Alguns Pontos de Interesse
Porto de Hamburgo
Rua do Porto de Hamburgo |
Visão noturna do Porto de Hamburgo |
Fundado em 07 de maio de 1189 por Frederick I, desde a Idade Média assumiu uma importante posição comercial na Europa. Localizado no Rio Elba hoje é o 3º maior porto da Europa e o 15º entre os maiores do mundo. O porto de Hamburgo acabou se tornando atração turística na região, onde é possível observar as movimentações das embarcações e desfrutar das áreas de restauração.
Margens do rio Alster
Lago Alster |
O rio Alster é percorre a cidade e desemboca no rio Elba, por passar dentro da cidade o Alster forma dois lagos o Aussenalster e o Binnenalster.
Às margens do rio Alster fica uma região belíssima chamada de Jungfernstieg. Ela tem esse nome porque antigamente moças donzelas eram levadas pelas famílias para arranjarem casamentos nesse local. A região é muito agradável, porém aconselho ter atenção aos seus pertences, pois percebemos algumas movimentações estranhas na região.
Alsterarkaden (edifício) e Rathus (prefeitura de Hamburgo)
Caminhando mais um pouco é possível encontrar a prefeitura de Hamburgo e o edifício Alsterarkaden. Na região é possível desfrutar de bares, cafés, lojas de grandes marcas, centro comercial, etc.
Prefeitura de Hamburgo |
A prefeitura de Hamburgo tem uma arquitetura belíssima, estima-se que possui mais de 600 quartos. Após o incêndio de 1842 muitos edifícios foram demolidos e reconstruídos, então a prefeitura foi edificada numa área que abrigava o antigo convento Johanniskloster, que existia desde 1230.
Alsterarkaden |
Nessa mesma região da prefeitura há o Alsterarkaden, que recebeu esse nome por causa da arquitetura arqueada. Que faz lembrar as construções de Veneza, não é por nada que chamam Hamburgo de "Veneza do norte". Nessa região tem muitos cisnes, tem umas escadas onde é possível sentar e apreciar os animais e a arquitetura da região.
Elbphilharmonie – Orquestra Filarmônica
Elbphilharmonie – Orquestra Filarmônica |
O edifício da Orquestra Filarmônica de Hamburgo foi construído às margens do rio Elba, próximo ao porto de Hamburgo. A construção teve início em 2006 e finalizou em 31 de outubro de 2016. Quando visitei Hamburgo o edifício ainda estava sendo construído.
Segundo a imprensa internacional, o edifício possui a melhor sala de acústica do mundo, justamente para abafar todos os barulhos da zona portuária.
O orçamento inicial para sua construção foi de 77 milhões de euros, mas ao logo dos quase 10 anos de construção foi desembolsado 789 milhões de euros do Estado. No edifício há um miradouro, bares, restaurantes e apartamentos.
Hamburg Dungeon
Essa atração é comum em muitas cidades da Europa, já topei muitas vezes com ela. Dungeon conta histórias obscuras das cidades, através do teatro ao longo de um percurso de visitação. Para quem curte alguns sustos e conhecer a história da cidade de uma maneira mais teatral, está aí uma atração para visitar em Hamburgo e outras cidades da Europa.
Hamburger Dom
Dom em alemão significa catedral, mas nem tudo é o que parece, na verdade Dom é uma grande feira realizada em Heiligengeistfeld. As feiras acontecem durante 1 mês a cada estação do ano, exceto no outono. Na festas há atrações de parques intinerantes, muita comida e cerveja. A entrada no espaço é gratuita, os custos são com as diversões, comida e bebida.
A festa surgiu no século XIV em frente a antiga Catedral de Hamburgo, esta foi demolida no século XIX. Ainda assim, a festa na região ainda costuma receber o nome Hamburguer Dom.
Veja as datas nesse site:
Museu de História de Hamburgo
Museu de História de Hamburgo Foto: Wolfgang Meinhart |
O museu foi fundado no início do século XX com exposições que remontam a história de Hamburgo do início até os dias atuais.
Museu BallinStadt - Museu da Emigração de Hamburgo
Museu BallinStadt |
Está localizado nos terrenos da antiga "cidade dos emigrantes" na Ilha Veddel do Rio Elba. O museu remonta a história dos emigrantes que saíram do porto de Hamburgo em direção as Américas. Alguns edifícios são réplicas, outros são reparos dos edifícios originais.
O interessante que é possível encontrar no acervo listas que contam a história de milhões de emigrantes que saíram do porto de Hamburgo para vários países, inclusive o Brasil entre o século XIX e XX. Há listas que informam muitos detalhes sobre os passageiros que deixaram a Alemanha através do porto de Hamburgo.
Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário.
Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.
------------------------------------------------------------------
Todas as fotos desta publicação não autorais nessa publicação do Desencaixotando a Vida estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do formulário de contato ou envie mensagens através das redes sociais.
6 Comentários
Em Portugal, pode não ser muito popular como objecto de visita, no entanto sempre tive muita vontade de conhecer esta cidade. Sim, os meus destinos turísticos são ligeiramente diferentes da maioria. Excelente post!
ResponderExcluirObrigada pela visita. Farei mais postagens com destinos fora da caixinha! Bjus
ExcluirDeve ser uma cidade fantástica avaliando pelo post!
ResponderExcluirSempre tive vontade de conhecer a Alemanha. Acho lindo.. fiquei babando as fotos rs
ResponderExcluirHamburgo é tão lindo, mas o que mais gostei é a vista noturna do Porto. Lugar maravilhoso e as fotos estão perfeitas! bjs Verônica Alves
ResponderExcluirAmei demais conhecer este lugar através de seu blog!
ResponderExcluir