Como conseguir visto de estudante em Portugal - Passo a Passo atualizado
Estudantes universitários em Portugal / Foto divulgação Universidade de Coimbra |
Não é de hoje que as terras lusitanas são requisitadas por muitos brasileiros que atravessam o atlântico com objetivo de estudar em universidades tradicionais da Europa.
Para chegar nas terras do além-mar é preciso ter um visto de estudos.
Como conseguir o visto
1. Você precisa fazer seu passaporte. Saiba como tirar seu passaporte aqui
2. Em seguida você precisa fazer candidaturas em universidade portuguesas
O ano letivo nas universidades portuguesas iniciam a partir do mês de setembro, então fique atento aos prazos de candidatura. Faça uma pesquisa dos cursos e valores anuais.Então você me pergunta: Como assim valores anuais? As universidades não são públicas? As universidades em Portugal são públicas, porém são cobrados valores anuais que são chamados de propinas. Calma! Não tem nada a ver com a "propina" que conhecemos no Brasil, na verdade são taxas e valores cobrados por serviços educacionais.
Estudantes Internacionais na Universidade de Coimbra |
Aguarde a carta de aceitação que a universidade mandará para você. Só com essa carta é possível solicitar o visto de estudante no consulado de Portugal no Brasil.
Lista das principais universidades de Portugal:
-Universidade de Coimbra ( site oficial )
3. Enquanto aguarda o resultado da candidatura:
- Atualize suas vacinas e guarde seu cartão de vacina, pois ele será necessário para efetivação da matricula quando chegar em Portugal. Geralmente a vacina do tétano é exigida nas universidades portuguesas.- Em seguida procure na sua cidade um posto da Anvisa ( é possível encontrar em aeroportos) e tire o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Leve seu cartão de vacina e documento de identificação, o serviço é gratuito.
- Pesquise e faça orçamentos de seguro saúde. Então, assim que tiver o resultado da candidatura contrate o serviço de seguro saúde com validade de 1 ano, caso fique mais tempo em Portugal é possível renovar o seguro.
4. Reúna os documentos necessários para emissão do visto estudantil
Você fará o pedido do visto no Portal das Comunidades e preencherá um formulário para marcação do atendimento na unidade consular.
Alguns documentos necessários para visto de estudante em Portugal:
-Formulário de requerimento preenchido (clicar aqui para preencher o formulário). O formulário deve ser preenchido online e só depois impresso para envio por correios ou entrega ao posto consular.
-Passaporte brasileiro válido;
-2 fotografias 3x4;
-Carta de aceitação da universidade portuguesa, que conterá informação sobre o ciclo de estudos que irá frequentar;
-Comprovativo das condições de alojamento ( onde você vai ficar);
-Comprovativo da existência de meios de subsistência (comprovativo de bolsa ou declaração de rendimentos próprios ou dos seus responsáveis legais);
-Seguro saúde
-Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal (pode ser emitida via internet aqui);
-Requerimento para a consulta do registro criminal português (Veja o documento aqui , depois imprima e preencha).
Se caso na sua cidade não tenha uma unidade consular de Portugal, então você fará todo o processo via correios, mas nunca envie seus documentos como uma correspondência comum, assim poderá evitar alguns problemas.
Veja aqui a lista das unidades consulares:
No consulado você pagará uma taxa pelo visto de aproximadamente R$ 417,56 ( em 2018). Seu passaporte ficará no consulado num prazo entre 20 a 30 dias. Só depois você irá buscar já com o visto emitido que tem validade de 90 dias, só quando chegar em Portugal você conseguirá prorrogar o visto para 1 ano.
Ao chegar em Portugal você terá que ir no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para declarar sua entrada em Portugal. No SEF você solicitará o Título de Residência, pagará uma taxa de 37,50 € ( valor em 2018).
Modelo do Título de Residência em Portugal. |
O Título de de Residência tem validade de 1 ano e poderá ser renovado a cada ano de residência em Portugal.
(function(d, sc, u) {
var s = d.createElement(sc), p = d.getElementsByTagName(sc)[0];
s.type = 'text/javascript';
s.async = true;
s.src = u + '?v=' + (+new Date());
p.parentNode.insertBefore(s,p);
})(document, 'script', '//aff.bstatic.com/static/affiliate_base/js/flexiproduct.js');
Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário.
Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.
------------------------------------------------------------------
Todas as fotos desta publicação não autorais nessa publicação do Desencaixotando a Vida estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do formulário de contato ou envie mensagens através das redes sociais.
1 Comentários
Excelente dica para os jovens que pretendem estudar fora! Ah, como eu gostaria de conhecer Portugal, se fosse uma jovem estudante não pensaria duas vezes.
ResponderExcluirAbraço