Como meu gato aprendeu a usar a caixa de areia
Os gatos são animais territorialista e tem um comportamento independente, quando adotamos um gato muitas vezes não sabemos lidar com suas peculiaridades. Algumas pessoas queixam-se que seus animais não utilizam a caixa de areia para fazer suas necessidades.
Alguns gatinhos "mijam fora do penico" literalmente e muitas vezes até na cama dos donos. Isso causa muito desconforto, tem gente que até desiste do animal, entrega a novos donos ou até mesmo abandonam porque o gato não se ajusta ao ambiente que vive.
Mas não desista do seu felino, você também precisa se ajustar as necessidades dele, pesquise, veja experiências positivas, acima de tudo observe o comportamento do seu animal. Dar comida, água e ter uma caixa de areia não são suficientes, apesar dos gatos apresentarem comportamento independente, eles requerem sua atenção e afeto.
Adotei meus gatos quando eram pequenos, o Tigre e a Nina, mal sabia como cuidar deles, mas com
o tempo peguei o jeito. Logo percebi que buscavam a areia para fazer suas necessidades, mas o Tigre, não utilizava a caixa de areia sempre, ele fazia em qualquer lugar, principalmente se a Nina usasse a caixa antes dele.
Alguns motivos que podem levar seu gato à não utilizar a caixa de areia
Caixa de areia partilhada - Muitas vezes não quer dividir a mesma caixa de areia com outro gato, isso me despertou para o fato que cada gato deve ter sua caixa de areia, mas não consegui resolver o problema. Ter duas caixa apenas facilitou a troca da areia, pois como eles usavam a mesma caixa, logo a areia ficava úmida, apesar do gato ir lá de vez em quando.
Limpeza - Pelo fato de usar caixa partilhada, a areia estava sempre suja, então o gato cheirava e cheirava, mas não ia lá, ele fazia no chão, mesmo ao lado da caixa. Quando comprei a segunda caixa, notei que a Nina fazia suas necessidades nas duas caixa, quando o Tigre ia lá estava suja. Por isso sempre deixe a caixa do seu gato limpa, pense que ninguém gosta de fazer cocô em cima do cocô de alguém, não é? Nem mesmo os gatos.
Saúde - Muitos gatos podem estar acometidos de problemas de saúde e podem fazer suas necessidades em qualquer lugar, fique atento e leve ao veterinário para checar a saúde do animal e prevenir problemas futuros. No caso do Tigre ele não estava doente.
Marcar terrritório - Quando não castrados os gatos podem urinar em diferentes lugares para marcar território.
Tipo de sedimento - Percebi que a Nina faz em qualquer sedimento ( areia fina, areia grossa, areia perfumada, raspas de madeira), mas sempre dentro da caixa. Já o tigre demonstrou preferência pela areia, você deve estar atento a qual sedimento seu gato prefere, caso queira introduzir um novo sedimento é preciso ter paciência até que o gato se habitu primeiro a usar a caixa de areia.
Como ele aprendeu a fazer as necessidades na caixa
Quando se tem mais de um gato é praticamente impossível evitar que um gato visite a caixa do outro, percebi que apesar de manter sempre a limpeza, dar caixas individuais, usar sedimento da preferência do Tigre, ele não parou de fazer fora da caixa, ele alternava entre a caixa e o chão.
Foi então que resolvi comprar a terceira caixa, ou seja, uma caixa a mais em relação a quantidade de gatos. Aos poucos percebi que ele estava utilizando a caixa com mais frequência. Até que ao longo do tempo o Tigre só utilizava as caixas de areia, ele parece já não se importar muito com a presença da Nina.
A única exigência do felino é não deixar a caixa molhada por muito tempo, e quando lavar as caixas não deixá-las muito tempo sem areia. Atualmente estou tentando fazer a transição da areia e granulados de madeira.
Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário.
Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.
------------------------------------------------------------------
Todas as fotos desta publicação são autorais do Desencaixotando a Vida.
0 Comentários